Programa Novos Rumos Portão

Câmara Municipal de Portão
Presidente - Diego Martins (PMDB)
Jorge Rodrigues Flores (PSB) - Vice-presidente
Gerson Roza (PMDB) - Primeiro Secretário
Silvio Eurico da Silva (PMDB) - Segundo Secretário
Instituto de Estudos e Pesquisas Inovação
Equipe de assessoria e pesquisa
Presidente - Joel Adriano Maciel

Síntese do Programa

O futuro do município, sua vocação social-econômica, a qualidade de vida de seus munícipes, as políticas sociais e surgimento de oportunidades de investimento que fortaleçam a região são resultados de inúmeros fatores.

Finalidade

Construir uma agenda de desenvolvimento estratégico para o médio e longo prazo com ampla participação popular. A agenda visa definir o perfil de município que a comunidade almeja para viver, trabalhar e ser feliz. Manter uma agenda de mobilização institucional da sociedade civil organizada com a finalidade de discutir e propor ações no âmbito público e privado com vistas ao desenvolvimento do município.

Operacionalidade

A operação do Programa foi segmentada em passos operativos de modo a facilitar sua consecução e garantir maior approach ao seu resultado final, conforme segue:

Metodologia de Trabalho

Baseado na agenda dos eixos temáticos, a assessoria de comunicação e imprensa da Câmara de Vereadores produziu material de comunicação e divulgação voltado para Entidades locais e para os meios de comunicação. Também desenvolveu campanha via redes sociais para dar publicidade as datas e temas convidando a todos os interessados em discutir o futuro do município e apontar prioridades.

Eixos Temáticos Estruturantes

O programa definiu em comum acordo com as organizações que compuseram os debates as seguintes áreas chaves e estruturantes:

Preâmbulo das Plenárias

No eixo que congrega as áreas de geração econômica e renda da indústria, comércio, turismo e serviços teve nas discussões e debates uma importante contribuição da Secretaria Municipal de ligada ao setor. Os campos da tecnologia e gestão foram contemplados neste eixo. Um mapa vocativo do município foi fonte de debates com a comunidade presente no evento. Aspectos no campo da formação e qualificação da mão de obra local também permeou os debates.

Organizações participantes

Todas as organizações que representam segmentos específicos da comunidade local foram convidadas a participar. A participação era de livre adesão e aberta à comunidade local. As plenárias contaram com predominância de participação de entidades e pessoas alinhadas com o perfil dos respectivos temas.

Papéis e responsabilidades

A equipe de coordenação protagonizada pela Câmara de Vereadores norteou as atividades e promoveu as respectivas mobilizações. Após a conclusão do presente documento o Programa entra em sua segunda fase, quando manterá mobilizações e aprofundará as discussões dos respectivos temas. Nesta fase o Programa ganha um caráter propositivo e de planejamento.