Kiko destaca ações da gestão Renato Chagas

Kiko destaca ações da gestão Renato Chagas Dois projetos de Kiko foram aprovados na sessão de segunda, 28 de agosto
Líder do governo na Câmara, Kiko Hoff (PDT) apresentou uma série de medidas da Administração Municipal em favor da educação, segurança, infraestrutura e planejamento ao discursar na Tribuna do Legislativo, na sessão da última segunda, dia 28. Nesta época de crise, ele saudou a conquista de recursos extraordinários, como R$ 129 mil da Consulta Popular 2017 e uma emenda federal de R$ 387 mil — esta resultado de uma articulação política entre o deputado Dionilso Marcon e o vereador Roberto Leitão.

Conforme Kiko, o dinheiro será aplicado em favor da Brigada Militar e da Polícia Civil com a aquisição de novos equipamentos e viaturas. “Além disso, o prefeito vai aplicar o lucro da Volksfest deste ano na saúde e na segurança, nossas maiores prioridades atualmente”, antecipa.

Com relação à Educação Infantil, área com demanda reprimida, o pedetista relatou que Renatinho acaba de acertar a compra de mais 20 vagas na rede particular de Portão, que se somam às 20 primeiras contratadas dias atrás. Além disso, ele irá reunir-se com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) a fim de encontrar uma saída para as obras paradas das creches da Vila Rica e do Parque das Hortênsias — projetos licitados pelo governo federal.

O parlamentar afirmou que o prefeito dedica especial atenção para concluir obras iniciadas durante a gestão 2013-2016, como o Centro de Especialidades do Portão Novo, o pavilhão que se ergue onde era o Galpão Crioulo e o ginásio da Escola Municipal Visconde de Mauá. “Isso tem sido possível após árduas tarefas jurídicas realizadas pela Procuradoria Geral do Município. As construtoras que Portão tem contratado precisam melhorar seu nível”, constata.

O legislador anunciou que na segunda quinzena de setembro irá a Brasília com recursos próprios a fim de apresentar a deputados as principais demandas da cidade, na tentativa de garantir verbas federais. “Na área pública, às vezes as coisas não acontecem no tempo que a gente quer, mas farei minha parte. A situação do loteamento Liberdade me preocupa muito.”

Kiko também lamentou a elevada taxa de desemprego decorrente da crise do país. Diariamente, ele recebe pedidos de ajuda neste sentido, mas não consegue fazer muito. “Isso me estraga o dia, porque por mais que eu queira, não consigo colocar todos. Nós, vereadores, temos que usar a inteligência para encontrar uma solução para isso”, provoca.

PROJETOS APROVADOS
Na sessão de segunda, dia 28, os vereadores aprovaram dois projetos de lei de autoria de Kiko, como o PL Sugestão 16/2017, que obriga as agências bancárias e as cooperativas de crédito instaladas em Portão a disponibilizar cadeiras de rodas aos clientes com deficiência, inclusive idosos com problemas de locomoção. As instituições financeiras terão 90 dias para se adequarem após a lei ser promulgada. Caso a norma não seja cumprida, o Município aplicará inicialmente uma multa de mil reais e, se houver reincidência, dois mil reais.

Outra iniciativa do pedetista aprovada pela Câmara é o PL Sugestão 17/2017, que cria a Escola de Gestão Pública de Portão, cujo intuito é oferecer cursos para desenvolver e qualificar os servidores municipais para melhorar a prestação de serviços aos portonenses. “Para isso, teremos o apoio do Tribunal de Contas do Estado e não haverá custos ao Município. Portão vai se tornar uma referência na região. Será um marco, um divisor de águas com um antes e um depois”, garante.

Zé Toquinho propõe homenagem a garis

Ato será realizado na Câmara de Vereadores, no dia 29 de novembro, às 18h. Alunos da Escola Fraga que desenvolveram projeto sobre garis também serão destacadas.