Diego defende piso nacional para agentes comunitárias de saúde

Diego defende piso nacional para agentes comunitárias de saúde Diego solicita que o Município de Portão regulamente a lei, que levará a uma melhoria salarial
Ao ocupar a Tribuna do Legislativo na sessão desta segunda, dia 9, Diego Martins (PMDB) anunciou que irá protocolar nos próximos dias uma Indicação para que o prefeito de Portão, Renato Chagas (PDT), regulamente no município a chama Lei Ruth Brilhante, de janeiro deste ano, que reformulou a carreira das agentes comunitárias de saúde em todo o país. Segundo ele, um dos principais impactos da mudança é no salário da categoria, que hoje recebe salário mensal de R$ 1.024,00 e deverá subir para R$ 1.600,00.

Para o peemedebista, a Prefeitura tem que se preparar desde já para implementar o aumento de salário. Não haverá maiores dificuldades neste sentido, diz ele, porque o recurso vem todo de Brasília e não é computado como despesa de pessoal do município, ou seja, não há risco de o valor não ser pago por exceder os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. “Temos que tratar com carinho as agentes de saúde, que estão de sol a sol fazendo saúde pública”, ressaltou.

O vereador declarou apoio à proposição do colega de bancada Alexsandro Argenta quanto a políticas municipais de proteção a animais. Neste sentido, disse ter entrado em contato com Sandro Castro, diretor de Meio Ambiente, em função de reclamações de moradores do bairro São Jorge sobre cavalos soltos nas ruas, que não apenas espalham lixo, mas também podem causar acidentes. “Ele me falou que estão estudando uma solução, mas precisamos de uma resposta agora, mesmo que paliativa. Não podemos esperar que a Brigada Militar faça esse trabalho [a retirada de cavalos abandonados]. A Prefeitura precisa ter uma política pública bem definida disso, pois já temos um ano e três meses de governo.”

Diego critica ações do governo municipal

Vereador do MDB diz que prefeito deveria manifestar-se publicamente para explicar as medidas que o governo tem tomado em relação à polêmica do IPTU. Correção da planta de valores segue em tramitação na Justiça e no Ministério Público de Contas.