Leco volta a cobrar políticas de proteção a animais de rua

Leco volta a cobrar políticas de proteção a animais de rua Leco avalia que Prefeitura precisa ter respostas, pois já se tem um ano e três meses de novo governo
Alexsandro Argenta, o Leco (PMDB), protocolou nesta segunda, dia 9, o Pedido de Informação 06/2018, em que questiona a Administração Municipal acerca das políticas para animais de rua. O vereador busca saber que planejamento o governo Renato Chagas, no poder há um ano e três meses, tem para essa área. Ao discursar na Tribuna, o legislador lembrou que há um ano já levantou esse assunto, mas a Prefeitura não avançou neste debate. “Preciso saber para onde as pessoas devem ligar para comunicar abandono e maus-tratos de animais no município. É uma questão de saúde pública bastante séria.”

O poder público precisa agir e investir neste setor porque hoje os bichinhos têm apenas o amparo voluntário de protetoras e cuidadoras, que acabam tirando dinheiro do próprio bolso para compra de ração e assistência veterinária. “É uma situação desumana, porque existem cuidadoras que mantém mais de 100 animais em casa. E se não for elas cuidarem disso, ninguém irá fazer. É muito triste.”

Na Tribuna, Leco contou também que dias atrás, ao vir para a sessão da Câmara, presenciou um cavalo abandonado sendo puxado em uma viatura da Brigada Militar. Para ele, se Portão tivesse uma política municipal de proteção animal, este tipo de situação não ocorreria. “Esse não é um papel que deveria ser tarefa da BM, que já é muito demandada para as questões de segurança pública”, salienta.

Outra medida a ser tomada pelo Executivo, diz ele, é incentivar a comunidade a adotar os bichos de rua. Foi por isso que ele irá encaminhar ao prefeito Renato um projeto de lei sugestão que prevê desconto de IPTU para quem apadrinhar em casa um animal sem dono. “Não adianta só castrar [o animal de rua] e largá-lo na rua novamente. Temos que ter uma política pública de adoção e, além disso, estruturarmos o canil”, observa.

Diego critica ações do governo municipal

Vereador do MDB diz que prefeito deveria manifestar-se publicamente para explicar as medidas que o governo tem tomado em relação à polêmica do IPTU. Correção da planta de valores segue em tramitação na Justiça e no Ministério Público de Contas.