Aprovado PL sugestão que isenta IPTU de aposentados

Aprovado PL sugestão que isenta IPTU de aposentados Todos os vereadores votaram a favor do projeto e houve pedidos para melhorar o texto
Por unanimidade, os vereadores votaram a favor do Projeto de Lei Sugestão 01/2018, de autoria de Alexsandro Argenta, o Leco, e Diego Martins, ambos do MDB, que prevê isenção de IPTU de idosos acima de 60 anos com renda de até dois salários mínimos e proprietários de um único imóvel residencial. Aprovada na sessão da última segunda, dia 9, a matéria foi encaminhada ao gabinete do prefeito Renato Chagas (PDT), que avalia se a proposta irá ou não adiante. Caso ele concorde com a ideia, um novo PL precisa ser elaborado pelo Executivo e aprovado pelo Legislativo, passando a valer a partir de 2019.

Em plenário, todos os legisladores fizeram discursos a favor da proposta de Leco e Diego. “Apresentamos o projeto de uma forma genérica, porque é sugestão. O prefeito pode inserir questões que achar necessárias. É uma iniciativa importante, porque o idoso tem diversos custos fixos mensais, com saúde, alimentação, medicação. É um custo alto, ainda mais para quem contribuiu por uma vida toda”, argumenta Leco. Como o IPTU subiu demais em Portão, muitos aposentados terão que optar em pagar o tributo ou comprar remédios. Além disso, o objetivo dos autores do PL é tornar mais justa a cobrança do tributo, hoje sujeita ao “jeitinho brasileiro”, segundo ele.

Diego confirmou que o texto não está fechado e que o prefeito deve aprofundar o debate, podendo incluir entre os beneficiados pessoas com câncer, conforme PL apresentado por ele ano passado. “Estipulamos que a isenção seria para quem ganha até dois salários mínimos, mas em conversas com Leco e a secretária da Fazenda percebemos que mais alguns critérios e faixas de renda podem ser contempladas.” Na visão dele, o projeto é uma oportunidade para Chagas corrigir lei que, na prática, não beneficiava quase ninguém com isenção de IPTU, pois o imóvel devia ter valor venal máximo de R$ 15 mil.

Para o presidente da Câmara, Kiko Hoff (PDT), a proposta é muito bem-vinda, mas pode ser aprimorada pelo Executivo, porque, segundo ele, não se pode tratar igualmente os desiguais. Além disso, o texto merece uma análise mais detalhada, pois o tamanho da casa, 150 m², soa exagerado. “Talvez se reduzirmos isso, poderíamos beneficiar mais pessoas, como deficientes, vítimas de AVC, acamados e assim por diante. Importante é contemplar quem realmente necessite”, disse Kiko, que lamentou não ter sido convidado para assinar como coautor da proposta.

Diego critica ações do governo municipal

Vereador do MDB diz que prefeito deveria manifestar-se publicamente para explicar as medidas que o governo tem tomado em relação à polêmica do IPTU. Correção da planta de valores segue em tramitação na Justiça e no Ministério Público de Contas.