Vereadores apresentam reivindicações à Prefeitura

Vereadores apresentam reivindicações à Prefeitura Proposições foram apresentadas na sessão desta segunda-feira, dia 30
Pelo menos oito proposições de vereadores foram protocoladas na Câmara Municipal de Portão, na sessão da última segunda-feira, para posterior encaminhamento ao governo municipal. Melhorias em pontes, redes de esgoto, limpeza urbana e medidas de segurança de trânsito estiveram em pauta. Confira a seguir quais foram os pedidos dos legisladores:

PONTE
Por meio do Pedido de Providência 30/2018, Jorge Rodrigues Flores (PSB) apresentou nesta segunda, dia 30, reivindicação para que a Prefeitura reestruture a ponte da rua Vereador Antônio Rodrigues da Rosa e o encanamento que passa embaixo dela, ligando a rua São Pedro ao Parque das Hortênsias. Conforme ele, essas demandas são necessárias porque os moradores das proximidades sofrem com alagamentos e, além disso, a ponte corre risco de desabamento.

LAZER
Por meio da Indicação 30/2018, Kiko Hoff (PDT) reivindica ao governo municipal a construção de praça de brinquedos e academia de saúde em dois pontos do Rincão do Cascalho: imediações do Clube Vasquinho e a Vila Souza. Segundo ele, a demanda é necessária porque os moradores do bairro estão carentes de locais de lazer.

TRÂNSITO
Autor do Pedido de Providência 32/2018, Davi Fernandes (SD) pede ao Governo de Portão a instalação de placas de sinalização e um redutor de velocidade na Estrada dos Corrêa, entre os números 950 e 1388, no Rincão do Cascalho. Segundo ele, a atenção da Prefeitura a essa via é necessária devido ao intenso tráfego e, principalmente, em função do excesso de velocidade, que eleva os riscos de acidente. Já teve acidente grave e até capotamento de automóvel.

ACESSIBILIDADE
Através da Indicação 29/2018, Diego Martins e Davi Fernandes requerem que o Governo Renato Chagas melhores as condições de acessibilidade no município. No documento, que foi protocolado na sessão desta segunda, dia 30, ambos pedem que a Prefeitura se adeque às normas vigentes por meio de uma lei de acessibilidade que se aplique em ambiente urbano, público, comercial e industrial. “A indicação se faz necessária, tendo em vista que o município está carente dessas adequações, impossibilitando que pessoas com deficiência utilizem determinados espaços, causando constrangimento e tirando o direito de ir e vir.” Ele lembra que nem mesmo o prédio do Poder Legislativo está efetivamente adaptado para a circulação de pessoas com deficiência.

LIMPEZA URBANA
José Volmar Wogt (PDT) protocolou o Pedido de Providência 33/2018 na sessão desta segunda, dia 30, para que seja feita uma roçada nos terrenos que ficam nos fundos e também ao lado da Escola de Educação Infantil Pingo de Gente, no Portão Novo. Segundo ele, a atenção da Secretaria de Obras é necessária porque a grama está se transformando em matagal, o que favorece a proliferação de insetos nas imediações da creche.

BURACOS NA CUIABÁ
Alexsandro Argenta (MDB) não se conforma com o mau estado de conservação da rua Cuiabá. Ele disse que os buracos se abriram a partir de fortes chuvas no mês de maio, ocasião em que reivindicou melhorias ao governo municipal. “A Prefeitura disse que estava em crise, que não tinha dinheiro, mas que quando a ano virasse seria feito um contrato emergencial. Chegamos a maio, um ano depois, e nada foi feito, então irei lá cantar parabéns com um bolo”, disse o vereador na sessão de segunda, dia 30.

REDUTOR NA 240
A morte do garçom Edson Luiz Carrard por atropelamento na ERS-240, na manhã da última segunda, foi lamentada por vereadores durante a sessão legislativa. Não apenas pelo exemplo de pessoa e de profissional, mas também porque a ERS-240, no trecho do Rincão do Cascalho, tem sido palco de diversas mortes ao longo deste ano, o que realça a necessidade de instalação de redutores de velocidade no trecho — bandeira em pauta no Legislativo há vários anos. O vereador Leco criticou duramente o Daer-RS por não cumprir as promessas de que novos redutores seriam colocados na 240.

BEBEDOUROS EM PARQUES
Em parceria, os vereadores Jorge Rodrigues Flores (PSB) e Luiz Carlos Bandeira da Rosa (SD) apresentaram na segunda, dia 30, a Indicação 27/2018 para que a Prefeitura de Portão instale bebedouros nas duas principais áreas de lazer públicas da cidade: o Complexo Desportivo Leonel de Moura Brizola, o Parcão, e a Praça Armando Albino Mattes, a Praça do Chafariz. Ambos pedem que os equipamentos forneçam “água potável em perfeitas condições de higiene e uso” e, além disso, sejam instalados “fora das dependências sanitárias, em locais visíveis, sinalizados e de fácil acesso”. Os vereadores argumentam que a proposição objetiva proteger a saúde pública e prestar um serviço melhor aos usuários desses espaços públicos.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 03/05/2018 - 12:35:33 por: Rosilei Antônio Antunes - Alterado em: 03/05/2018 - 12:35:33 por: Rosilei Antônio Antunes