Semana Municipal da Saúde destaca a prevenção

Semana Municipal da Saúde destaca a prevenção Wogt anunciou a programação ao ocupar a Tribuna na sessão desta segunda, dia 7
Conscientização e prevenção caminham de mãos dadas. É com base nessa premissa que a Secretaria da Saúde e o gabinete do vereador José Volmar Wogt (PDT), o Zé Toquinho, trabalham juntos na organização da 1ª Semana da Saúde, que será comemorada entre os dias 14 e 19 de maio. Na última segunda, dia 7, o legislador ocupou a Tribuna do Legislativo para convidar todos os colegas a prestigiar a programação e, se possível, divulgar as ações junto à comunidade em geral — público-alvo dos eventos.

As atividades começarão na próxima segunda-feira, 14, na própria Câmara de Vereadores, a partir das 18h30min. A secretária da Saúde, Cristina Kunde, irá ocupar o plenário para explanar a respeito dos trabalhos e projetos da pasta, dando um panorama quanto ao atendimento prestado aos portonenses desde o início do ano passado.

No dia 15, terça-feira, as atenções se voltam ao Centro de Atividades Lothar Kern, na Praça do Chafariz, ao longo de todo o dia. É lá que o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemors) estará com unidade móvel para a coleta de sangue. O funcionamento do serviço será das 8h30min às 12h e das 13h às 16h. “Serão distribuídas 150 fichas em função de que no ônibus a capacidade de atendimento é limitada. Convém lembrar que no mínimo a metade das doações se reverte em benefício da população portonense, sempre que necessário”, disse.

Segundo Wogt, em breve o Hospital de Portão reabrirá uma unidade de atendimento especializado — um espaço historicamente denominado como Came — que irá contar com banco de sangue, ou seja, as doações serão necessárias cada vez mais.

Para dia 16, duas atividades estão previstas: às 19h30min, aula de dança gratuita Esporte é Saúde, no Ginásio Municipal de Esportes; e a ação Saúde do Trabalhador, que contará com atendimentos e testes rápidos em todos as unidades básicas da rede, cujo horário de funcionamento será estendido até as 21h.

Sessão solene e feira
Na quinta, 17, haverá sessão solene do Poder Legislativo, às 19h, junto ao novo prédio do Centro de Atividades Lothar Kern. Proposta por Wogt, a homenagem irá envolver um profissional de cada categoria do setor público de saúde, além de todas as instituições privadas de Portão que atuam na área. No mesmo dia e horário, porém na Escola Franke, bairro Parque Netto, ocorre palestra sobre a importância da doação de órgãos.

A programação conta, ainda, com uma série de visitas de escolas municipais aos postos, no dia 18. E o fechamento, no dia 19, será com a Feira de Atividades sobre a Diabetes, numa iniciativa do Lions Clube de Portão. O evento ocorrerá das 8h às 12h, no Centro de Atividades Lothar Kern, com testes de glicose, verificação de pressão, exame de visão, nutricionista, podóloga, caminhada e aula de treinamento funcional.