Câmara homenageia campeões de raciocínio da Escola Mauá

Câmara homenageia campeões de raciocínio da Escola Mauá Autoridades realizaram solenidade de homenagem a alunos e educadores da Escola Mauá
“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”, decretou o físico alemão Albert Einstein. Foi neste tom que a Câmara de Vereadores realizou ontem, na Escola Municipal Visconde de Mauá, homenagem à equipe campeã nacional e vice-campeã mundial da 10ª Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, cuja final ocorreu entre 10 e 13 de junho, na Turquia. Por iniciativa dos vereadores José Volmar Wogt (PDT), Kiko Hoff (PDT) e Jorge Rodrigues Flores (PSB) foram destacados os alunos Adriéli Hesper de Vargas, Eduarda de Godói Santos, Ricardo Dias Dettemborn e Guilherme Oliveira de Oliveira, além do professor João Batista de Oliveira e da vice-diretora Daiane Fritzen.

Durante a solenidade prestigiada pelo prefeito de Portão, Renato Chagas, e pela secretária da Educação, Rosaura Gomes, foram entregues certificados e mimos. Os quatro estudantes também foram agraciados com a Medalha do Mérito Portonense — um símbolo oficial do Poder Legislativo de Portão instituído em 2015 para incentivar, destacar e premiar os que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e o progresso do município.

Wogt, em sua manifestação, salientou que a turma da Mauá não apenas representou Portão com excelência, mas também o Rio Grande do Sul e o Brasil. Para ele, a premiação nacional e internacional em jogos de raciocínio traduzem a qualidade do ensino municipal e, além disso, a dedicação exemplar do corpo docente da escola. “Vocês poderiam andar pelo país todo recebendo homenagens porque são merecedores.”

Ao falar a dezenas de colegas dos campeões, o vereador Jorginho reafirmou que o conhecimento é maior patrimônio de qualquer aluno, “porque isso ninguém rouba de vocês”. Segundo ele, o sucesso começa em valores básicos, como ter caráter e respeitar os pais, os professores e as autoridades constituídas. Também é essencial manter-se longe da violência, da criminalidade e das drogas. “Todos aqui têm oportunidade de aprender mais e conquistar as coisas por esforço próprio, tendo os professores como grande apoiadores.”

Para o presidente Kiko, o fato de a equipe Mauá ter superado cerca de 110 mil concorrentes em todo o mundo mostra que o jovem tem é que colocar fé, e não limites, em seus sonhos e metas. Dificuldades, disse ele, todos passam na vida. A questão é saber como lidar com elas. “Depende somente de vocês se quiserem melhorar de vida. E a educação é o meio que vai fazer a diferença.”

O discurso das autoridades
O policial civil Jones Fernandes, que representou a Polícia Civil na cerimônia, contou por experiência própria que apenas o estudo garante uma base de sustentação para a vida e um futuro decente às pessoas, enquanto que o caminho da criminalidade leva apenas à morte ou à prisão.

Já a secretária da Educação lembrou que os prêmios nacionais e internacionais conquistados pela Visconde de Mauá são frutos de sementes plantas em 2011, quando o programa MenteInovadora, metodologia desenvolvida pela empresa israelense Mind Lab, foi implementado na municipal de ensino. “Vocês, alunos da Mauá, são uma referência para todos, principalmente quanto à importância de aproveitar as oportunidades que surgem na vida”, salientou Rosaura.

Na opinião do prefeito, os jogos de raciocínio Mind Lab praticados em escolas municipais permitem que os alunos adquiram aprendizado diferenciado. “O mundo e o mercado de trabalho estão cada vez mais competitivos. Para vocês se sobressaírem, para conquistarem um lugar de destaque, é preciso muita dedicação, foco, concentração.” O prefeito disse, ainda, que acha injusto o país parar para assistir a jogos da Copa do Mundo e, ao mesmo tempo, não ter o mesmo reconhecimento a quem trabalha e estuda para tornar o Brasil melhor.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 04/07/2018 - 10:32:42 por: Marcelo Ricardo Fiori - Alterado em: 04/07/2018 - 10:32:42 por: Marcelo Ricardo Fiori